em

Bolsonaro inelegível: Grande dia!

Com a decisão do TSE, Bolsonaro fica impossibilitado de disputar eleições até 2028, podendo se candidatar em 2030

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-presidente tirano Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos, a contar das eleições de 2022. O placar foi esmagador de 5 a 2 contra o genocida. Apenas os ministros Raul Araújo e Kassio Nunes votaram contra a inelegibilidade. Com a decisão do TSE, Bolsonaro fica impossibilitado de disputar eleições até 2028, podendo se candidatar em 2030.

Diante de diversos crimes cometidos durante seus quatro anos de desgoverno, o suficiente para um processo de impeachment se o Congresso não fosse comprado, Bolsonaro foi condenado por uma reunião com embaixadores em julho de 2022 no qual atacou, sem provas a credibilidade do sistema eleitoral, como de costume.

Grande dia!

Dia 30 de Junho ficará marcado na história como o dia em que a justiça eleitoral deu a devida resposta aos ataques feitos por Bolsonaro. E mais do que isso, um aviso para qualquer um que tentar deslegitimar o sistema eleitoral sem provas. Cá entre nós, o ministro Alexandre de Moraes pode comemorar o gostinho da vingança, pois é o desafeto dos bolsonaristas.

O Bolsonaro iria cair ou pelo TSE ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF), fato inevitável. Quando era presidente, ele fez o que bem quis porque tinha a máquina pública em suas mãos, foro especial e um Congresso comprado, mas agora que perdeu o poder, deixou de ser “imbrochável” e está inelegível. Porém, a inelegibilidade não é o suficiente. O próximo passo é o caminho para a cadeia! Os crimes sempre ficaram expostos, mas a justiça é lenta e pode terminar em pizza.

Mas não custa nada manter a esperança, quem sabe não virá outro Grande dia!

Adamy Gianinni

Bacharel em Jornalismo 🎓❤️.
• Especialista em Gestão de Mídias Digitais
• Especialista em Liderança e Gestão Pública
• Cursando Sup. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
• Escritor iniciante e profissional de TI. O conhecimento é tudo! 🦉

(Créditos: Freepik)

Cada escolha traz suas consequências

Indígenas acompanham sessão do STF sobre marco temporal (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

STF rejeita marco temporal por 9 a 2, em vitória dos povos indígenas